Ícone do site Contabilidade no Rio de Janeiro | CONWAF Contabilidade

3 cuidados que você deve ter para não cair na malha fina em 2023

Imagem Blog Dpg 7 (6) - Contabilidade no Rio de Janeiro | CONWAF Contabilidade

Atualizado em maio de 2023.

3 cuidados para você não cair na malha fina em 2023!

Entenda o que é a malha fina e quais cuidados você deve tomar para evitar que ela aconteça!

Precisa declarar o Imposto de Renda 2023, mas está com medo da temida malha fina da Receita Federal? Então continue a leitura!

A declaração de Imposto de Renda é uma obrigação anual de muitos contribuintes brasileiros. No entanto, devido a inconsistências nas informações, a Receita Federal pode selecionar algumas declarações para uma análise mais criteriosa, o que é popularmente conhecido como cair na “malha fina”. 

Isso pode gerar consequências desagradáveis, como cobrança adicional de impostos e até mesmo investigação em casos mais graves. 

Por isso, é fundamental tomar cuidado e atenção na hora de fazer a declaração, evitando erros e omissões que possam levar o contribuinte a cair na malha fina.

Pensando nisso, preparamos este artigo com 3 cuidados que você deve ter para evitar cair nas garras do Leão da Receita Federal. Confira!

O que significa cair na malha fina?

Cair na malha fina significa que a declaração do Imposto de Renda do contribuinte foi selecionada para uma análise mais criteriosa pela Receita Federal. 

Isso pode acontecer devido a divergências de informações entre a declaração do contribuinte e dados de fontes externas, como empresas, bancos e imobiliárias. 

O objetivo é garantir que o contribuinte tenha declarado corretamente seus rendimentos e despesas, evitando assim fraudes e sonegação de impostos. 

Caso sejam identificadas irregularidades, esse processo pode resultar em uma cobrança adicional de impostos, multas ou até mesmo uma investigação criminal.

Entenda mais sobre o Imposto de Renda e como não cair na malha fina:

O que acontece se o contribuinte cair na malha fina?

Em casos mais simples, a análise pode resultar em uma cobrança adicional de impostos e multas caso sejam identificadas diferenças entre os valores declarados pelo contribuinte. Nesse caso, o contribuinte terá um prazo para fazer o pagamento dessas dívidas.

Em situações mais graves, a malha fina pode resultar em uma investigação mais detalhada, podendo gerar processos criminais caso seja detectada fraude ou sonegação de impostos.

Por isso, é importante prestar atenção na hora de fazer a declaração de Imposto de Renda, checando todos os dados e documentos com cuidado, a fim de evitar erros e omissões que possam levar o contribuinte a cair na malha.

3 cuidados para você não cair na malha fina!

É importante manter todos os documentos e comprovantes necessários para a declaração do IR organizados e em mãos para evitar erros e omissões. Isso inclui informes de rendimentos, recibos médicos e odontológicos, comprovantes de pagamento de escolas, faculdades, cursos e demais despesas.

Ao preencher a declaração, é importante verificar com atenção todas as informações inseridas, como valores de rendimentos, deduções, bens e dívidas. Qualquer erro ou inconsistência pode levar o contribuinte a cair na malha.

Para garantir que nenhum erro seja cometido, é importante contar com o suporte de empresas especializadas, como a CONWAF Contabilidade.

Temos um time de profissionais qualificados pronto para elaborar a declaração do IR corretamente e evitar que você caia na malha fina.

Entre em contato conosco para saber mais!

CLIQUE AQUI E EVITE CAIR NA MALHA FINA DA RECEITA FEDERAL!

5/5 - (1 vote)
Summary
Article Name
3 cuidados que você deve ter para não cair na malha fina em 2023
Description
Vai declarar o IR 2023? Fique ligado! Não perca nossas dicas para evitar a malha fina da Receita Federal em 2023!
Author
Publisher Name
CONWAF SERVICOS CONTABEIS LTDA
Publisher Logo
Sair da versão mobile